segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

WriteYourOwnGraph v2.0

Bem-vindos ao blog Preciso Estudar Sempre. Meu nome é João Paulo Maida e minha paixão é estudar.

Estou muito feliz 😄 em dizer que através de muito esforço e trabalho, consegui concluir uma versão 2.0 da ferramenta WriteYourOwnGraph. Nesta versão foram adicionadas novas características, como:

  • Adição de arestas curvas através da curva cúbica de Bezier
  • Adição de títulos aos nós
  • Aperfeiçoamento da seleção de arestas
  • Adição do painel de propriedades
  • Adição do botão Reset na barra de ferramentas
  • Fix de alguns bugs
Versão 2.0 da ferramenta WriteYourOwnGraph
Figura 1 - Versão 2.0 da ferramenta WriteYourOwnGraph
Com o painel de propriedades é possível customizar os nós e arestas de seu grafo, adicionando títulos aos nós ou alternando entre arestas curvas e retas. O painel de camadas não teve seu funcionamento alterado, e a nova ferramenta adicionada no painel de ferramentas possibilita que o usuário possa reiniciar seu trabalho de forma ágil, limpando toda a área de trabalho.

É importante citar que houveram mudanças arquiteturais na ferramenta, pois agora é necessário o uso de um servidor de aplicações para que a WriteYourOwnGraph funcione. Isto se dá pelo fato do painel de propriedades ser carregado via AJAX. Realizei essa escolha visando o reuso e facilidade de manutenção das telas. Eu utilizei o Tomcat, mas sinta-se livre para utilizar qualquer servidor de sua vontade. Novas características e funcionalidades ainda estão por vir. Se você quiser acompanhar, entre no repositório GitHub da ferramenta (o link está no fim do post) e dê uma olhada na aba de Issues.  
Grafo com arestas curvas
Figura 2 - Grafo com arestas curvas
A Figura 2 mostra um grafo de três nós e duas arestas sendo essas duas curvas, onde a selecionada tem suas propriedades mostradas no painel.

Faça um teste em casa, me conte aqui nos comentários o resultado, e antes de tudo te desejo um feliz natal com muita felicidade para você e toda sua família. 😉 🎅🎄


Download do código-fonte
Release WriteYourOwnGraph v2.0: https://github.com/PrecisoEstudarSempre/WriteYourOwnGraph/releases/tag/2.0

Dúvidas !? Sugestões ?! Críticas ou elogios ?!

Deixe aí nos comentários, me mande um e-mail ou, na nossa página do facebook.

E-mail: precisoestudarsempre@gmail.com

Nenhum comentário: