sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Explicações, despedida e um novo começo

Saudações a você que estiver lendo esta postagem. Faz um tempo que não escrevo, não é verdade ?! Caso você faça parte daquela minúscula parcela do meu público que me acompanhava deve estar estranhando ou até se sentindo surpreso pelo fato de eu estar escrevendo aqui mais uma vez. Fique tranquilo ! Tudo será explicado nesta postagem.

Se pararmos para analisar quando foi a última postagem do Preciso Estudar Sempre, chegaremos a conclusão de que foi em 3 de Dezembro de 2017. De lá pra cá muita coisa mudou, estamos falando de um hiato de mais de 3 anos sem publicações. Mas a pergunta que paira no ar é: porque? Por que parei de publicar ? Por que não soltei nenhuma nota para dizer ao público o motivo pelo qual eu estava sumido ? E, como já diz aquela velha e saudosa marchinha de carnaval: Parou porquê ? Por que parou ?

A resposta é simples, estava envolvido na construção do meu livro. E sim, você não leu errado. A história desse livro é um pouco engraçada porque ela começou da forma mais inusitada possível. Eu sempre quis escrever um livro mas nunca tinha encontrado uma oportunidade, até porque pra quem não é do meio escrever um livro parece impossível. Eu, pelo menos, pensava em um milhão de detalhes como “quem vai publicar ?”, “como vou registrar ?”, “como vou vender ?”, “onde imprimir ?” e etc.

Figura 1 - A capa do meu livro

Quem sempre me acompanhou sabe que teve uma época em que escrevia muito sobre a Teoria dos Grafos. Investi nesse tema por pura vontade, sempre gostei do assunto. Para cada publicação que eu escrevia, eu compartilhava o link dela em vários grupos de desenvolvimento no Facebook. Nessa época o Facebook ainda era a rede social badalada do momento. Essa era a minha forma de fazer a minha própria propaganda. Talvez nisso existisse um erro, talvez devesse investir mais na propaganda do blog, ter levado mais a sério esse ponto em específico. Sempre tive poucos acessos porque não dava a devida atenção a divulgação do conteúdo, eu só postava e compartilhava com aquele pequeno círculo de contatos.

Em um desses compartilhamentos um rapaz comentou na minha publicação dizendo que seria legal compilar as minhas postagens em um livro. Ele estava fazendo mestrado e precisava aprender sobre o assunto. Ele tinha criado uma afeição pelo material que eu produzia. Respondi que tinha interesse em criar este livro mas que não sabia como chegar lá. Então, ele me disse que já estava escrevendo um para a editora Casa do Código e eu automaticamente vi a chance que eu precisava. Pedi a ele um contato para que pudesse vender a ideia do meu livro e montei uma proposta. A proposta foi aceita e dei início a construção do livro. Isso tudo aconteceu em meados de Julho de 2017.

No início não dei a devida atenção que o livro merecia. Escrever um livro é uma tarefa que requer muita disciplina e no meu caso eu tive bastante sorte pois a editora não me cobrava tanto por material. Meu momento de vida naquela época era bastante corrido, tinha acabado de me casar, estava montando meu apartamento com minha esposa e tinha pouco dinheiro. Quem passou por isso sabe como é complicado.

Um outro fator que contribuiu muito para o meu êxito foi o apoio da minha esposa, familiares e amigos. Minha esposa teve um papel fundamental nesse processo pois em 2018 notei que o livro precisava “andar” e que ele não estava tão adiantado quanto eu esperava. Mas também, o que eu esperava ? Que tocar o blog, escrever um livro, ser marido, trabalhar e ter uma vida daria para ser feito todos ao mesmo tempo ? Nem preciso te dizer a resposta, né !?

Então tive que dar um tempo no Preciso Estudar Sempre para poder focar mais no livro e aí entra a disciplina que eu falei. Ficava todo dia depois do trabalho, das 18:00 até às 21:00. Chegava em casa quase às 23:00, era um pouco perigoso, mas eu segui em frente. Minha esposa ficava bastante preocupada comigo. O ano de 2018 foi de muito trabalho e provações porque durante a escrita do meu livro perdi minha avó por parte de pai e meu amado cão. Eles nunca sairão da minha mente e estão na seção de agradecimentos do livro.

Quando acabei de escrever o livro por completo em 2019, pensei: “acabei, agora é publicar né !?”. Mais uma vez errado. Iria ter início a revisão de português e escrita por parte da editora, e só depois de revisado por eles que o livro entraria na esteira para venda. Mas e a revisão técnica ? Quem faria ? Mais um novo desafio à frente.

Entrei em contato com o grande professor Orlando Bernardo da UERJ, aquele que me apresentou a Teoria dos Grafos. Ele disse que não teria como me ajudar devido a questões de tempo. Procurei também um outro professor, Heraldo Luís, da UFRJ, também sem tempo. Entretanto, dele saiu uma indicação, o grande professor Cláudio Esperança e bingo ! Consegui meu revisor técnico. Posso afirmar com toda certeza do mundo que tive sorte porque a vida sempre pôs pessoas muito boas no meu caminho, como essas três citadas acima. Infelizmente perdemos o professor Orlando na vida mundana, mas felizmente ele descansa ao lado do Pai celestial e está de lá ensinando com toda sua didática e carinho pelos alunos.

O professor Cláudio trouxe uma visão completamente diferente para o livro, uma visão mais simplista, mais focada na didática. Isso foi de grande valor até porque minha implementação era muito focada na linguagem de programação, o que trazia complicadores técnicos para um assunto que já é complicado por natureza. Refizemos praticamente a parte técnica do livro por completo, tanto a parte da teoria relacionada a grafos quanto ao projeto desenvolvido com o aluno. Em outras palavras, mais trabalho, especialmente em um ano desafiador pois tinha mudado de emprego em Março.

Depois de muito trabalho e debates técnicos, saí dessa experiência engrandecido tecnicamente e o livro, finalmente, terminado. A última etapa que faltava era mandar para a tal bendita revisão de português. É importante citar outra pessoa que foi crucial neste processo, minha editora chefe Vivian Matsui. A visão dela da obra e a paciência, digna de um monge, foram importantíssimos.

Meu livro foi lançado em Dezembro de 2020 e minha odisséia chegou ao fim, para minha felicidade. Fico muito grato de ter chegado neste ponto da minha vida. Fechei este ciclo de trabalho, empenho e disciplina, e pensei “preciso voltar para o meu blog” até porque o hiato durava mais de 3 anos, né !?

Durante o tempo que fiquei matutando como seria minha volta ao blog, pensei “se é para voltar quero voltar com tudo e fazendo o que eu quero fazer”. Com essa vontade criei o Tech Maida. Por que não continuar com o Preciso Estudar Sempre ? Demorei bastante pensando sobre este ponto e cheguei a conclusão que o Preciso Estudar Sempre representou uma parte da minha vida focada em soluções de desenvolvimento, até porque isso na época ia de encontro com a minha profissão. Atualmente, estou muito mais voltado para arquitetura, então precisava alçar voos maiores, sair um pouco da caixa, sabe !?

Com isso em mente, cheguei a conclusão de criar um blog novo, fora da plataforma do Blogger (que é horrível por sinal), onde lá iria por um conteúdo voltado para minha realidade atual e numa linguagem acessível a pessoas de fora do Brasil. O meu ponto fraco sempre foi a identidade visual, combinar cores é quase uma tortura, CSS nem se fale. Então, também gastei um tempo pesquisando uma plataforma que já me oferecesse coisas prontas sem que eu tivesse que reinventar a roda. Um amigo me indicou o GitHub Pages e a engine dele. Demorei um tempinho para aprender, mas foi, o barco andou.

O Preciso Estudar Sempre continuará existindo e eu continuarei ativo para os leitores dele, tirando dúvidas e respondendo comentários. Não posso ser ingrato e deixar de lado toda essa história. E é isso ! Essa postagem metade despedida metade início de um novo projeto termina aqui. Caso tenha chegado a este ponto do texto te agradeço por ter permanecido tanto tempo lendo o que escrevo, saiba que minhas palavras vem de um lugar de muito carinho.

E-mail: precisoestudarsempre@gmail.com

Um comentário:

Bruckner disse...

Voa Maida!