quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Recomendação de livro: Clean Code - A Handbook of Agile Software Craftsmanship

Olá ! Meu nome é João Paulo Maida e bem-vindos ao blog Preciso Estudar Sempre.

O livro que venho recomendar aqui hoje é um dos integrantes do hall de ouro da literatura do desenvolvimento de software. Ele compõe a base do que eu costumo chamar de “fonte de conhecimento”. Tenho este costume pois gosto de acreditar que quando estou em contato com este tipo de obra, estou me servindo diretamente da fonte e isto, para mim, é importantíssimo.

Assim como Indiana Jones perseguiu em uma das suas aventuras a fonte da juventude eterna, acho que é de igual importância a perseguição por conhecimento puro em nossas áreas de interesse. Quando digo puro, me refiro as obras iniciais que serviram como base para outros escritores construírem, posteriormente, suas contribuições.

Não sejamos radicais nesse momento. Evidentemente não estou dizendo que as outras obras que existem por aí não servem ou não são boas. Cada trabalho tem sua contribuição no mundo, como por exemplo, o ponto de vista do autor ou a forma de escrita usada no assunto. Porém, é perigoso se ater somente a esses autores. Pego esta situação e aplico à mim.

Possuo quase dez anos na área de T.I. e passei por diversas áreas, como infra-estrutura, desenvolvimento e qualidade e arquitetura. Imagine se eu me satisfizesse somente com os primeiros livros que li. O que aconteceria ? Uma coisa é certa, eu não possuiria o conhecimento que possuo hoje e provavelmente não teria chegado onde cheguei. Ter lido diversas obras sobre o mesmo assunto ou sobre coisas que eu já sabia, deu a mim o mecanismo da crítica e análise, pois eu conheci vários pontos de vista diferentes.

Isto é de imensa importância. Imagine um profissional com trinta anos de carreira onde ele conhece só uma perspectiva do que faz ? Evidentemente é uma pessoa limitada. Dele ou dela não virão soluções fantásticas e o motivo é claro. Quando não há uma preocupação em se beber direto da fonte criadora do assunto, possuir um raso entendimento e, consequentemente, limitado, é uma questão de tempo.

O livro Clean Code - A Handbook of Agile Software Craftsmanship é das fontes quando o assunto é código limpo. Ele introduz no leitor a idéia do software como uma criação artesanal e cíclica. Isto se traduz em tratar um software com o mesmo cuidado e esmero que um artesão trata sua obra de arte. O resultado deste processo é um código limpo e de alta qualidade, pois a construção de um requer uma análise repetitiva, ou seja, o que você fez hoje pode melhorar amanhã.

Figura 1 - Capa do livro

Apontar um único ou um grupo de capítulos seria complicado porque todos são excelentes. Eu li da primeira até a última página, e em todas eu aprendi técnicas e vi reflexões que me deixaram de boca aberta. O que mais me impressionou nesta leitura foi o toque humano que o autor possui em abordar os problemas. Quando digo “humano”, quero dizer que ele narra as dificuldades e dúvidas que teve de uma forma que me faz pensar que eu já passei o mesmo, me identificando assim com ele.

Isto é deveras importante, pois quando se lê uma obra de altíssima qualidade escrita por uma referência no assunto, no nosso caso Robert C. Martin (a.k.a Uncle Bob), a tendência é a idolatria ao autor e um afastamento da sua imagem à dele. Contudo, a partir do momento em que você lê sobre os mesmos problemas e questionamentos que ele já passou e que você tem ou teve, pensa: “cara, ele é tão humano quanto eu”. Neste momento você se identifica e se aproxima.

Minhas considerações finais são:
  • Leia o livro todo e não somente uma vez. Leia toda vez que sentir vontade ou esquecer algo porque você sempre vai aprender algo novo ali.
  • Tente sempre procurar beber da fonte sobre um determinado assunto que te interesse, mas faça isso sem ignorar as contribuições já feitas posteriores a contribuição do criador.
  • Lembre-se que todos os gigantes da orientação a objetos (Robert C. Martin, Erich Gamma, Martin Fowler, Kent Beck, etc.) se conhecem ou se citam. Então dê uma olhada nas obras citadas ao longo do texto, você vai aprender bastante ali.
  • Tente sempre encontrar a obra em questão em seu idioma original para que você não tenha problemas com traduções, como perda de informações. Mas caso você tenha problemas com línguas estrangeiras, leia a versão traduzida, é melhor que nada.
Abraços !
Até a próxima minha boa gente ! 😘 Leia nossa postagem anterior: Aprendendo a escolher bem o que por em ordem - O algoritmo Selection Sort Dúvidas !? Sugestões ?! Críticas ou elogios ?! Deixe aí nos comentários, envie um e-mail ou uma mensagem na nossa página do Facebook. E-mail: precisoestudarsempre@gmail.com Facebook: https://www.facebook.com/precisoestudarsempre/ Canal Preciso Estudar Sempre: https://www.youtube.com/channel/UCUoW8dS38rXr0a5jWU57etA

Nenhum comentário: