sábado, 1 de outubro de 2016

Desenvolvi o WriteYourOwnGraph

Bem-vindos ao blog Preciso Estudar Sempre. Meu nome é João Paulo Maida e minha paixão é estudar.

Vou começar esse post com uma ótima notícia. Desenvolvi uma ferramenta gratuita para o desenvolvimento de grafos.

Figura 1 - A reação de vocês

Meu planejamento para esta primeira versão dessa nova empreitada é disponibilizar o código construído no GitHub e depois transformá-lo em uma ferramenta web, onde você de qualquer parte do mundo possa acessar, construir seu grafo e exportar ele em forma de imagem, HTML, etc.

Mas da onde veio a motivação para construir o WriteYourOwnGraph ? Como tudo começou ? Muito tempo atrás estudei para uma prova de certificação de HTML 5 e acabei me dando mal, mas derrotas para um outro dia. Um dia lembrei que a especificação do HTML 5 possui diversas novas APIs e uma delas é para a criação de desenhos vetoriais, chamada SVG. Com ela é possível a criação de inúmeras formas geométricas. Agora, tudo o que eu precisava saber era como construir nós e arestas com ela. Para minha sorte, tais elementos se resumem a pequenas circunferências e linhas retas, respectivamente. Então, só o que eu precisava fazer era estudar a especificação da API e tudo ganharia forma.

Feito isso, a ferramenta WriteYourOwnGraph nasceu e adquiriu sua humilde versão 1.0 finalizada com sucesso. Pelo fato de ter sido construída com HTML 5, Javascript + JQuery e CSS é rápida e não é necessário instalar nada para executá-la na sua máquina, só basta o seu navegador. Então, é com muita felicidade que lhes apresento a primeira ferramenta desenvolvida pelo blog Preciso Estudar Sempre para o estudo e construção de grafos.
Figura 2 - Nossa que maravilha
Para executar a ferramenta, abra a página graph.html.

Se você usou e sentiu falta de algo, por favor não poupe palavras e escreva tudo o que pensa nos comentários. Faça parte da evolução.

Para baixar o código-fonte, clique aqui.

Dúvidas !? Sugestões ?! Críticas ou elogios ?!

Deixe aí nos comentários, me mande um e-mail ou, na nossa página do facebook.

E-mail: precisoestudarsempre@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/precisoestudarsempre/
Canal Preciso Estudar Sempre: https://www.youtube.com/channel/UCUoW8dS38rXr0a5jWU57etA

Lista de figuras:
Figura 1 -  http://i.giphy.com/5Zesu5VPNGJlm.gif
Figura 2 - http://i.giphy.com/k7xgyFqsruqqc.gif

Nenhum comentário: