segunda-feira, 20 de junho de 2016

Minha monografia

Bem-vindos ao blog Preciso Estudar Sempre. Meu nome é João Paulo Maida e minha paixão é estudar.

Como prometido no post anterior, vou falar aqui um pouco sobre a minha monografia e disponibilizar todo o material que recolhi para a sua construção, juntamente com ela no formado PDF.

Mas, acho que é importante discutir uma questão antes jogar os links para download.

Porque falar sobre minha monografia aqui no blog, se a missão dele não é essa ? Isso não é um pouco de auto-promoção ?

Bem, auto-promoção é de fato, até porque estarei falando aqui sobre um trabalho que eu desenvolvi, logo isso se torna óbvio. Contudo, acho que mesmo sendo uma auto-promoção ainda está alinhado com a missão do blog.

A missão que temos aqui é propagar o conhecimento e, em parte deixar nossa marca no mundo, por mais que seja bem pequena. Quando eu venho falar de algo que eu fiz, ainda estou espalhando conhecimento mas, agora, o foco não estará em trabalhos de terceiros e sim, no meu.

Se você não se sente confortável com esse formato, eu entendo. Mas, se você está e quer saber mais sobre o que eu fiz, por favor entre e sente-se, pois vamos começar agora.

O meu trabalho consiste em um estudo comparativo de técnicas para prevenção de erros de ponteiro nulo. Se você não sabe o que é um erro de ponteiro nulo ou uma Null Pointer Exception, dê uma bela clicada aqui.

Escolhi esse tema porque gosto de assuntos mais voltados para a área de compiladores (costumo dizer que são assuntos mais undergrounds) e, tenho uma certa atração por esse tipo específico de erro. Essa atração é explicada pela forma que esse erro é gerado, a lógica de programação empregada pelo programador.

Então, para prever onde esse erro pode acontecer, foram desenvolvidas ferramentas para realizar esse trabalho. Uma das mais conhecidas é a FindBugs, desenvolvida pela Universidade de Maryland.

Recomendo muito o uso dela.

Cada uma delas emprega um certo tipo de técnica para inferir os locais onde podem ocorrer os erros de ponteiro nulo. O meu trabalho compara duas dessas técnicas, explicando-as e posteriormente, realizando testes e comparando seus resultados.

Para atingir a conclusão dele foram necessários 4 meses de pesquisa e muitas noites mal dormidas.

Dividi ele em cinco etapas:

  1. Introdução: Aqui eu contextualizei o trabalho, para que o leitor possa entender onde ele se encaixa e de qual realidade ele nasceu.
  2. Fundamentação teórica: Explico toda a teoria necessária que possamos entender como as técnicas das ferramentas funcionam.
  3. O estudo comparativo: Explico e detalho o experimento que farei tendo como apoio todo o conhecimento reunido nas seções anteriores.
  4. Resultados: Apresento os resultados da seção anterior.
  5. Conclusão: Apresento a conclusão e dou sugestões para trabalhos futuros.
Figura 1 - Eu e o meu trabalho
Agradeço todo o apoio de meus amigos, familiares e a vocês, meus queridos leitores. Sem vocês nada disso seria possível.

Links para download
Google Drive: https://drive.google.com/file/d/0BzDmhBY6luU6OUMzVXRvejQtX1E/view?usp=sharing
Dropbox: https://www.dropbox.com/s/dz37xpwjvz3cbv9/Minha%20monografia.rar?dl=0

Dúvidas !? Sugestões ?! Críticas ou elogios ?!

Deixe aí nos comentários, me mande um e-mail ou, na nossa página do facebook.

E-mail: precisoestudarsempre@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/precisoestudarsempre/
Canal Preciso Estudar Sempre: https://www.youtube.com/channel/UCUoW8dS38rXr0a5jWU57etA

Figuras
Figura 1 - acervo próprio

Nenhum comentário: