quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Entendendo o SSL

Este assunto sempre me deixou bastante intrigado pois, eu sempre me perguntava o que era aquele https, na barra de endereço do meu browser. Então, decidi criar esse post para que, as pessoas possam ter um entendimento maior sobre esse assunto.

Hoje, nossa "aulinha" será mais teórica. Então, você que está ávido por alguma classe Java ou algum SQL, se acalme por favor. É importante citar que, para que você possa entender o assunto abordado, é de extrema necessidade que você entenda a arquitetura cliente-servidor.

Caso não conheça, clique aqui e leia sobre o assunto.

Na minha incansável procura pelo significado do https, notei que sera sempre levado pelas minhas fontes para textos que abordavam o protocolo de segurança SSL. Então, concluí que, eu precisava primeiro aprender mais sobre o protocolo para assim, entender consequentemente o que significa o tal https.

O SSL, abreviação para Secured Socket Layer, é um protocolo de segurança, conforme dito acima, que permite que aplicativos cliente/servidor possam trocar informações em total segurança, protegendo a integridade e a veracidade do conteúdo que trafega na Internet. Tal segurança só é possível através da autenticação das partes envolvidas na troca de informações.

Seu funcionamento é bastante simples. Quando você abre seu browser, digita algum site na barra de endereço e aperta Enter, uma requisição de acesso é realizada. Essa requisição verifica se existe algum certificado digital. Caso exista, é solicitado o envio deste certificado (tome como idéia este certificado como se fosse um documento de identidade). Após recebido é verificado se o certificado é confiável, válido e se está relacionado com o site que o enviou.

Caso o certificado seja confiável, uma chave pública é enviada pelo browser para o servidor. No momento que esta chave é recebida, o servidor compara a chave pública com sua chave particular. Caso sejam compatíveis, uma comunicação segura é iniciada. Uma mensagem que tenha sido criptografada com uma chave pública somente poderá ser decifrada com a sua chave privada (simétrica) correspondente.

A imagem abaixo foi retirada deste link e exemplifica bem o que estou dizendo. Com ela é possível um total entendimento de como o SSL funciona entre o browser e o servidor.


Agora sabemos o que se trata o nosso https, ele é nada mais, nada menos que uma requisição http segura onde, o s significa secured.

Espero ter ajudado e esclarecido este conceito na mente de vocês.

Sugestões ? Críticas ? Melhorias ? Deixe aí embaixo nos comentários ou comente também na página do facebook.

Preciso Estudar Sempre: https://www.facebook.com/precisoestudarsempre/

Referências:
http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/01/o-que-e-ssl.html
http://www.tecmundo.com.br/seguranca/1896-o-que-e-ssl-.htm
http://www.webopedia.com/TERM/S/SSL.html

2 comentários:

Rodrigo disse...

Muito esclarecedor. Me ajudou muito a entender o conceito de SSL. Obrigado

Preciso Estudar Sempre disse...

De nada meu amigo. Seja bem-vindo e fique a vontade.