segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Ferramentas para JSON

Galera, olá de novo, um dia tava precisando pegar uns dados que estavam vindo do servidor pra montar uma select, ai de primeira instância pensei em XML, só que isso me daria muito trabalho, pois precisaria de uma biblioteca java pra converter minha lista de objetos em um array xml sem ter grande trabalho. Então resolvi desistir porque não tava afim de xml, precisava de algo novo, ai pensei "porque não JSON ?"

Então, procurei um tutorial para aprender como é a estrutura do JSON e achei esse, que é muito bom.

http://www.devmedia.com.br/introducao-ao-formato-json/25275
 
Depois de ter aprendido a estrutura do JSON, começei a minha construção. Depois de construído minha string JSON ia para dentro de um método javascript e, precisava convertê-las em objetos javascript para assim conseguir trabalhar com mais facilidade. Mais um problema. Então pensei "como vou fazer isso?". Lembrei que existe um método do jquery que já faz isso pra mim sem problema algum e com a maior facilidade, esse método que é o método

$.parseJSON ou jQuery.parseJSON

documentação: http://api.jquery.com/jQuery.parseJSON/

Na transformação da string em codificação JSON, tomei alguns erros, logo precisava de alguma ferramenta web de conversão para ver qual era o problema e, achei duas muito boas:

http://json.parser.online.fr/

http://jsonviewer.stack.hu/

Outra referência muito boa de JSON:

http://www.json.org/

And always, have a nice day :D

Um comentário:

Iury disse...

Parabéns, muito bom o post, me ajudou bastante.